Pizza da Torre

Ervilha e seus benefícios

A ervilha é considerada um alimento funcional, por seus inúmeros benefícios à saúde. Mas mesmo sendo fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, proteína, fibras, vitaminas e minerais, é importante saber qual variedade do alimento escolher. Os tipos de ervilha podem ser divididos em dois: o de vagem comestível, em que as sementes são consumidas junto com a vagem verde neste caso, pertence à família das hortaliças e recebe o nome de ervilha torta; há também o grupo de ervilhas para debulhar, cujas sementes são consumidas verdes ou secas, depois de separadas da vagem. É esta última variedade que encontramos à venda fresca in natura, congelada, enlatada ou seca.

Partindo da premissa de que quanto mais alimentos in natura as pessoas consumirem, maiores serão os benefícios à saúde, com a ervilha não seria diferente. A ervilha fresca é que a contém a maior concentração de nutrientes. Mas como dependendo da região ela pode ser mais difícil de ser encontrada, a versão congelada mantém praticamente todos os benefícios da versão in natura, além da praticidade por ser comercializada pré-cozida. No caso das congeladas, apenas é preciso observar se no pacote não há grandes cristais de gelo dentro. “Isso significa que em algum momento o alimento foi descongelado, o que pode levar a desenvolver algumas bactérias”,

Já a versão mais conhecida, a enlatada, é a menos indicada para o consumo. Isso porque os alimentos enlatados são chamados de processados, ou seja, contêm aditivos, conservantes e geralmente altas quantidades de sódio. Entretanto, no caso da ervilha, algumas propriedades ainda permanecem. “O processo para conservação de ervilhas em latas pode fazer com que elas tenham redução nos índices de vitaminas hidrossolúveis e antioxidantes, mas os aminoácidos e fibras presentes nas cascas são preservados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *